Você sabe o que é ASMR?

8

12 de julho de 2013 por metamorfosedelirante

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (em português significa “resposta sensorial autônoma do meridiano”), neologismo para uma experiência sensorial que consiste em uma sensação de prazer e relaxamento intenso bem característicos.

O assunto veio à tona em fóruns virtuais de discussões,  onde nasceu essa nomenclatura entre outros apelidos como: brain orgasm (orgasmo cerebral), brain massage (massagem cerebral)head tingle (formigamento na cabeça), brain tingles (formigamentos cerebrais), head orgasm (orgasmo na cabeça), spine tingle(formigamento na espinha) e braingasm (junção das palavras cérebro e orgasmo em inglês). Não há estudos científicos sobre ASMR e se encontra poucas páginas sobre o assunto na internet. Para a minha surpresa, não são todas as pessoas que tem o privilégio dessa sensação deliciosa (descobri esses dias, achava que todo mundo sentia). 

Existem os chamados “gatilhos” que ativam a ASMR, geralmente estímulos auditivos, olfativos, visuais ou/e tactivos. Vou contar algumas experiências minhas:  

A primeira lembrança: desde pequena eu me sinto MUITO relaxada quando algumas (sublinhada mesmo, porque não é com todo mundo) pessoas mexem nos meus cabelos. Os pelinhos dos meus braços ficam todos arrepiados. Adorava quando as amiguinhas da escola me faziam tranças (antes que façam piadas imbecis eu quero deixar bem claro que nada disso tem a ver com tesão). Existem jeitos e jeitos de se mexer nos cabelos de alguém, e eu particularmente gosto que mexam nos meus fios de qualquer forma. Mas sei diferenciar a sensação. Mais pra frente ela vai ficar clara.

Outra: Brincava de médico com a minha irmã porque ambas gostávamos de simular cirurgias, pois o toque dos objetos que usávamos para simular cortes na pele nos relaxava (agora faz sentido).

Uma inesquecível: As aulas da professora Luciana, de Ciências, por volta de 1994. Eu devia estar +- na 3º série. Às vezes ela passava a matéria oralmente, lia o texto para que fossemos escrevendo. Nossa, eu adorava. Porque a voz dela me fazia CÓCEGAS NOS OUVIDOS, CÓCEGAS NO CÉREBRO, me relaxava TANTO que chegava num ponto em que eu não conseguia mais escrever de tanto sono – o que acabava sendo ruim mas era gostoso demais!!! Me marcou profundamente um texto que escrevi sob essas condições, era sobre fotossíntese. Cada vez que a professora falava “amido”, parecia que eu ia derreter.

Os anos foram passando e as situações que me proporcionavam “cócegas no cérebro” foram diminuindo, mas eu ainda notava alguma alguma reação assistindo a programas de artesanato e culinária na televisão. Me refiro a esses programas estilo “Ana Maria Braga” e à própria, por causa da voz calma da apresentadora e dos sons dos utensílios e acessórios usados nas gravações. Também sentia um pouco quando recebia passe em centro espírita, mas ia raramente.

Até que em um dia de tensão qualquer, procurando relaxar, fui até o youtube e na barra de pesquisa eu não sei o que exatamente eu digitei, mas certamente foram palavras como “relax”, “relaxing sounds”, e nessas eu descobri essa garota. É por isso eu tô escrevendo esse texto agora. As sensações que os vídeos dela me causam são as mesmas que eu tinha quando mexiam no meu cabelo, quando a professora lia o texto sobre fotossíntese, quando eu assisto à Ana Maria… Foi através desse vídeo que descobri esse lance de ASMR, e isso é muito legal, porque eu assisto aos vídeos quando eu quero (ou preciso) e eles me ajudam a ficar bem. Pra mim é tiro e queda.

Além dessa mocinha ruiva, tem uma outra que eu adoro, a Gentle Whispering

À primeira vista esses vídeos podem parecer meio bizarros (são simulações de cortes de cabelo, consultas médicas, aulas de russo, entre outras “maluquices”, com muitos barulhinhos e sussurros). Mas se vocês também são sensíveis a esses estímulos, não irá sobrar um pelinho abaixado (além de terem acabado de encontrar a solução pra qualquer insônia).

Mais canais de ASMR no youtube:
TheWaterWhispers

Heather Feather

8 pensamentos sobre “Você sabe o que é ASMR?

  1. Raphaela Saavedra disse:

    Nossa, eu tenho uma sensação muito antiga que ficou BEM marcada na minha memória.
    Não sei qual idade eu tinha, mas sei que era praticamente um bebê, pois eu estava no berço. Isso mesmo, no BERÇO. Ele era de madeira e lembro que eu ficava passando meu pézinho e um bracinho na grade e até hoje não sei explicar o que eu senti – com a mistura do som e a sensação do toque – mas eu nunca mais esqueci.

  2. Dalila Angel disse:

    Resolvi pesquisar na internet sobre isso neste exato momento e me deparo com seu texto… Pq pesquisei agora???? Rs… Pq estou sentindo essa sensação exatamente agora!!!

    Sempre senti ao mexerem em meus cabelos, e ao ouvir um cantor chamado Rubi… Mas há 2 anos tenho percebido q sinto tb ao ver pessoas limpando… Isso mesmo… Limpando!!!
    Quase impossível me manter acordada… Na empresa em q trabalho recebemos a diarista 1x por semana, toda quinta… E enquanto ela limpa cantarola, faz barulho, usa produtos cheirosos… E eu fico envolvida na faxina e me desligo do mundo!!! Incomum né?!
    Na empresa q eu trabalhava antes acontecia o mesmo…
    Bem, só queria compartilhar! Rs…

  3. Que legal hoje eu procurei video no YouTube de barulho de faxina…fico muito relaxada quando escuto barulho de vassoura….spray de limpeza…e achei uns videos legais…interessante….e isso que você descreveu acima…

  4. Carol disse:

    Fico relaxada a ponto de dormir quando tocam em mim, seja escovando meus cabelos, fazendo massagem ou até no dentista. Já fiquei envergonhada várias vezes por dormir enquanto fazia tratamento, acho relaxante demais (mesmo com aquela luz no rosto e com a boca aberta).

  5. […] a ler uma matéria que conectava a satisfação de ver esses vídeos com ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), que é um tipo de sensação de relaxamento disparado quando você ouve alguém fazendo […]

  6. […] Já ouviu falar dessa sigla ASMR? Até semana passada eu nunca tinha imaginado que uma coisa dessas existisse e, se alguém me contasse é capaz que eu ainda duvidasse da eficácia da técnica, mas eis que eu rolo o feed do meu Facebook e vejo esse post da BBC, com um título super sensacionalista sugerindo que vídeo do Youtube provocavam “orgasmos mentais”, daí eu cliquei no link, é claro, e depois fiquei até tarde tendo orgasmos mentais com uns vídeos de meninas sussurrando e batendo as unhas em coisas de madeira. ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (em português significa “resposta sensorial autônoma do meridiano”), neologismo para uma experiência sensorial que consiste em uma sensação de prazer e relaxamento intenso bem característicos. (via metamorfose delirante) […]

Deixe um comentário

